Questões de Economia (Resolvidas)

11ª. Questão. O consumo de Y é de 359 unidades num primeiro instante de observação em que a renda individual dos consumidores é de R$ 22.437,50. Se a renda for alterada para R$ 22.434,80 provocará uma alteração na quantidade demanda desse produto para 363 unidades. Apresente o gráfico e defina elasticidade renda, o seu valor nesta questão e o tipo de produto, com justificativa.

Resposta:



Elasticidade-renda mede o quão sensível, à variação da renda dos consumidores, é a curva da demanda. É calculada com a razão entre a variação percentual da demanda e a variação percentual da renda. Bens necessários tem demanda inelástica, ou seja, uma variação na renda gera pequenas variações na demanda, bens de luxo tem grandes variações na demanda quando a renda varia, tendo assim uma demanda elástica. Se a elasticidade-renda for negativa significa que aumentando a renda, a demanda por esse produto diminui, são chamados bens “inferiores”. Se for igual a zero, a demanda independe da variação de renda, são os bens de consumo saciado. 


Como a elasticidade-renda foi menos que zero, o produto é um bem inferior.


12ª Questão. Defina produção, métodos de produção, fatores de produção e custos de produção.

Resposta:
É o processo no qual as infraestruturas utilizam recursos iniciais através de métodos de produção para gerar bens finais. O processo auxilia na averiguação da relação entre o custo de produção e produção, desse modo permite que os fatores de produção atuem como os principais agentes para a otimização dos bens e serviços. Modo de produção é o modus operandi da organização, que de acordo com as necessidades da produção utilizam o método mais conveniente, podendo ser intensivo ou extensivo. O primeiro citado, é o método no qual a mão-de-obra é mais necessária já que não cabe às maquinas executar todas as tarefas demandadas. Já o segundo atua opostamente ao intensivo de mão-de-obra, devido a sua baixa utilização de mão-de-obra, tendo assim um maior uso de maquinas, equipamentos e insumos. Fatores de produção são insumos que tornam possível a produção de bens e serviços finais. De maneira ampla os fatores de produção são de dois tipos: fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que mesmo que a produção se altere a quantidade do fator permanece o mesmo, um exemplo é a mão-de-obra contratada. Já os variáveis para aumentar a produção é necessário aumentar o fator de produção, um exemplo é a matéria prima. Custo de produção consiste no somatório dos gastos para realização da produção, podem ser divididos em fixos totais (custos diretos) e totais variáveis (custos indiretos). Os custos fixos totais são aqueles que mesmo aumentando o volume produzido, o valor permanece o mesmo, exemplos são gastos com edifícios, maquinas etc. E os custos totais variáveis quando se altera a produção as despesas também se altera. 


13ª. Questão. Preencha a tabela abaixo, utilizando as formulas sobre custos de produção que forem necessárias. Adicionalmente defina custos fixos, variáveis e totais, e custos médios fixos e variáveis e custos marginais. Apresente os gráficos de custos médios e custos marginais em função de Q.



Resposta:
Custos fixos são custos indiretos que não depende da quantidade da produção, se mantém constantes, exemplos são edifícios, equipamentos etc. Custos variáveis ou diretos são aqueles que para variar a quantidade produzida é necessário variar os custos, exemplos são mão-de-obra, energia etc. Custos totais são simplesmente a soma dos custos fixos e variáveis. Custos fixos médios e variáveis médios são custos unitários ou seja por unidade de produto. Custo marginal é a variação do custo total sobre a fabricação de uma unidade adicional.





14ª Questão. Defina os fatores que determinam a estrutura dos mercados. Descreva as características de um mercado em concorrência perfeita e em que condições ele existe. Descreva as características de um mercado em monopólio, e porque surge, sua ineficiência econômica e como pode ensejar lucros extraordinários.

Resposta:
Os fatores determinantes na estrutura de mercados são os seguintes: quantidade de agentes, natureza do produto, atributos técnicos/físicos, características dos agentes.
Quantidade de agentes – Diferente do termo usado para designar este determinante, ele preza pela forma que se atua e não pela quantidade, levando em consideração mais a interação de indivíduos que sua falta de inter-relação. De acordo com tais comportamentos surge os mercados otimizados ou não otimizados que dirão se existem pouca ou uma exacerbada concorrência entre ambos os agentes
Natureza do produto – Pode ser definida como uma função de mercados que buscam lucros através de seus produtos. Podem ser mercados imperfeitos e puros, um mostrasse inverso às características do outro já que o mercado puro produz produtos homogêneos, ou seja que pode encontrar substitutos já que sua natureza é a mesma, mesmo que em diferentes contextos, o que não acontece com o mercado imperfeito, este é o produtor de produtos não homogêneos e de difícil substituição.
Atributos técnicos/físicos – Podem ser definidos e caracterizados pela sua forma de apresentação dos produtos no mercado, á um marketing envolvido na sua composição que visa a atração do cliente, além do controle de qualidade do serviço levando em consideração atributos como: prestígio, tipo de embalagem, etiqueta etc.
Características do agente: São especificidades que influenciam na preferência do consumidor, como a localização que interfere na visibilidade e facilidade a chegada até o agente, outras características que também influenciam são os preços e formas de pagamento, as condições de limpeza e higiene, boas maneiras no relacionamento, prestação de assistência técnica e a qualidade na prestação de serviços.
No mercado em concorrência perfeita à presença de muitos produtores, mas comparados ao mercado cada produtor se torna pequeno e os produtos gerados são homogêneos, podendo serem substituídos um pelo outro. Existe um grande número de consumidores e tanto eles quanto os produtores estão bem informados sobre os preços dos produtos. As firmas não influenciam a demanda já que os produtos são homogêneos, não tem como destacar um. E por fim é possível a entrar e sair firmas livremente neste mercado. Este mercado existe porque as empresas têm como objetivo a maximização dos lucros a curto e longo prazo.
O mercado em monopólio caracteriza por ser constituído por uma única empresa produtora que produz um bem que não pode ser substituído, assim gerando uma concorrência entre os consumidores. Esta única empresa procura formas para que continue o monopólio do mercado. O monopólio surge devido à dificuldade de entrada no mercado, as três barreiras que mais dificultam isso são: a propriedade de um recurso-chave, o governo concede direito exclusivo e os custos de produção tornam um único produtor mais eficiente. Como é exclusividade de uma única empresa, todos que necessitam deste bem terão que comprar a ela, assim é possível gerar um lucro extraordinário.


15ª Questão. Ao preencher a tabela a seguir com o auxílio das formulas, definindo os produtos total, médio e marginal, determine através de gráficos as divisas dos estágios de produção (I, II e III).  Como síntese apresente e comente a Lei dos Rendimentos Decrescentes. 


Resposta:
Produto total é a quantidade de bens produzidos em um dado intervalo de tempo. O produto Médio é a razão entre o produto total e a quantidade de insumos utilizada nesse dado intervalo de tempo, ou seja, a quantidade de produtos por trabalho. Produto Marginal é a variação do produto total sobre o trabalho para produzir mais uma unidade, ou seja, a variação do produto por variação do trabalho.



Estágio I: Até o Produto Marginal máximo. Pmg > Pmé (Rendimentos crescentes);
Estágio II: Produto Marginal máximo até Produto Marginal igual a zero. Pmg < Pmé (Rendimentos Decrescentes);
Estágio III: A partir do Produto Marginal igual a zero. Pmg < 0 (Rendimentos Negativos).
Cada vez que for adicionado um fator variável (exemplo mão-de-obra) a um fator fixo (exemplo capital), a partir de algum ponto o produto marginal irá se reduzir, ou seja, se for contratadas mais mão-de-obra com a mesma quantidade de máquinas, a produção vai aumentar a uma taxa de variação cada vez menor. 



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