Questões de Economia e Gestão das Infraestruturas (Resolvidas)

1ª Questão.  Explique a importância das infraestruturas para a economia e para a sociedade de um país e as formas de como a engenharia atua no seu provimento.

Resposta: 
Para que haja um desenvolvimento econômico o país deve investir em infraestrutura. Com boas empresas é possível reduzir os custos de produção, com processos mais eficientes que são resultados de estruturas e atividades que compõem as infraestruturas. Com baixos custos de produção a margem de lucro pode ser maior com um preço final menor o que faz com que a sociedade seja beneficiada. Não apenas dentro do país que os preços são baixos, também podem concorrer no exterior através de exportações. Os conhecimentos da engenharia são importantes para que haja um planejamento que verifique se a infraestrutura é viável. Outro aspecto importante para viabilidade são os impactos ambientais que serão causados à região, por isso é necessário que se faça projetos que inclua todos os itens que torne possível a sua construção. Por se tratar de grandes estruturas a engenharia está fortemente presente na sua construção e operação. Para que a infraestrutura funcione de forma otimizada e legal a engenharia também atua na sua gestão e regulação e para que se mantenha assim é necessário um monitoramento. 


2ª Questão. Defina economia de maneira ampla, suas questões e agentes principais e diferencie macroeconomia de microeconomia.

Resposta:
Como são empregados os recursos escassos pelas pessoas e a sociedade, é isso que a economia estuda. Procurando sempre a melhor alternativa para a utilização desses recursos para produzir bens variados. Deve ser levado em consideração nesse estudo o que e quanto produzir, se deve investir mais ou menos e em que tipo de bem; como produzir, procurando sempre um sistema otimizado que beneficie a sociedade e também pra quem produzir, decidir quem serão os principais beneficiados pela atividade econômica. Para haja uma economia são necessários agentes, os principais deles são: as empresas, a família e o governo. As empresas são quem produzem e comercializam bens e serviços. A família inclui todos os indivíduos e são eles que consomem os bens e serviços das empresas, o objetivo é sempre atender suas necessidades. Por fim o governo são as organizações que estão sob o controle do estado, que regulamenta a economia.
A Macroeconomia avalia o desempenho da economia no geral, por meio de preços e quantidades absolutos, nela inclui a movimentação global nos preços, na produção ou no emprego. Já a Microeconomia compreende o comportamento de cada grupo econômico de uma economia geral, por meio de preços e quantidades relativas. 

3ª. Questão. As quantidades demandadas em média no mercado de um produto, quando ocorreu uma variação do preço estão apresentadas no gráfico a seguir. Qual será a função de demanda para esse produto? Adicionalmente conceitue a Lei da Demanda e cite outras variáveis teóricas além do preço, que podem interferir nas escolhas dos consumidores, justificando cada uma. 


Resposta:

Lei de Demanda: a quantidade de um bem que os consumidores desejam adquirir aumenta quando o seu preço cai.
A renda média das famílias interfere de forma que quando vária, a demanda é alterada, pois como o poder de compra aumentou, bens inferiores são menos adquiridos e bens melhores são mais adquiridos. O preço de produtos relacionados pode causar um deslocamento da curva de demanda, com a variação do preço de um bem outro bem relacionado pode ser favorecido ou desfavorecido. A distribuição de renda interfere na demanda até mesmo quando a renda média permanece igual ou diminui, pois a variação da concentração de renda desloca a curva de demanda, um exemplo é quando a renda está muito concentrada assim poucas pessoas podem adquirir bens mais caros. A demanda também varia de acordo com a preferência dos consumidores, a publicidade e a má fama de um produto interferem para a escolha de qual comprar. Alguns bens são consumidos por um grupo etário e se a quantidade de pessoas desse grupo varia a demanda também varia. Se as pessoas pensarem mais no futuro podem deixar de comprar ou passar a adquirir um bem, por isso a expectativa quanto ao futuro interfere na curva de demanda.

4ª Questão. Explique em que situações as curvas de demanda sem deslocam, mesmo sem que tenha havido mudanças de preços. Apresente gráficos que descrevam cada situação.

Resposta:
O deslocamento da curva de demanda pode ser causado pela mudança de preferências do consumidor, as propagandas e novos conhecimentos sobre o produto podem mudar o gosto das pessoas e assim consumirem menos ou mais mesmo sem alteração no preço.


A mudança nos preços de bens relacionados deslocam a curva, e existem dois casos: o de Bens Substitutos, quando se aumenta o preço de um, aumenta a demanda do outro, um exemplo é a Coca-Cola que quando aumenta o preço a demanda de guaraná aumenta. O outro caso é o de Bens Complementares, quando se aumenta o preço de um, diminui a demanda do outro, um exemplo é o carro e a gasolina.



A mudança na renda também altera a curva de demanda, quando a renda aumenta a procura por um bem “normal” aumenta e por um bem “inferior” diminui.


5ª. Questão. Qual a função que explica o comportamento do produtor que se encontra expresso no gráfico a seguir, entre duas possibilidades de preço de mercado?  Adicionalmente, descreva o comportamento das empresas com relação à quantidade que estão dispostas a produzir com base nos preços de mercado (Lei da Oferta). Cite ainda outras variáveis além do preço, que podem interferir na oferta de um bem justificando cada uma.


Resposta: 



Quando o preço de um produto diminui a quantidade que as empresas estão dispostas a produzir também diminui, isso é a chamada Lei da Oferta.
A demanda interfere pois se há um aumento na procura, a oferta também tende a aumentar. A oferta pode precisar ser reduzida se o número de competidores cresce, já que vão dividir a mesma demanda. A tecnologia disponível influencia na produção, se for usado algo novo que produza mais com menos custos a oferta tende a aumentar. Os impostos, subsídios e regulamentações governamentais influenciam no custo de produção, e se aumentam a disposição de produzir mais diminui. O preço de outros bens também interferem na oferta, já que vão alterar a demanda com bens substitutos e complementares. Aumento nos preços dos insumos para a produção também diminui a oferta. E o mercado força a alterar a oferta, caso aumente a produção aumenta consequentemente a oferta também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário