Questões de Administração (Resolvidas)

Respostas Retiradas do Livro: Administração teoria e prática no contexto brasileiro.

Capítulo1

1)Contraste os termos “eficiência” e “eficácia”. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

Resposta: 
Para que haja uma maior eficiência deve se preocupar com o processo que vai chegar ao resultado e tentar minimizar a utilização de recursos, apenas fazendo o necessário para fazer bem as coisas evitando desperdícios . Enquanto que para que tenha uma maior eficácia é necessário focar no resultado procurando uma maximização na escolha dos objetivos e sempre fazendo as coisas certas para alcança-lo. Ambos os termos são importantes para o desempenho da organização pois para que se alcance o objetivo é necessário que seja levado em conta tanto os recursos utilizados e o resultado final, para que faça um balanço e verifique que o processo completo foi realmente benéfico e foi realizado de uma forma eficiente e eficaz.


2)Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?

Resposta:
As funções do processo de administração são “Planejamento”, “Organização”, “Direção” e “Controle”. Quando se faz um planejamento se monta uma estratégia para alcançar objetivos previamente definidos, escolhendo as melhores ações a serem tomadas, e para que ocorra isso é preciso que haja uma organização para que seja definido o que fazer, quando fazer e quem fazer e para que haja uma boa organização é importante que haja uma boa direção, uma boa liderança pode fazer com que as coisas saiam como o planejado anteriormente e também manter o controle das ações que estão sendo executadas, monitorando para que os objetivos sejam alcançados.


Capítulo 2

3)Faça um quadro com as escolas de pensamento em administração, suas principais contribuições teóricas e práticas e as principais críticas.

EscolaAdministração científica; ContribuiçõesMelhoria acentuada da produtividade e da eficiência. Introduz uma forma diferenciada de remuneração; Críticas: Concebendo a organização como um sistema fechado, não considerava as influências das forças externas na administração. Baseava-se em pressupostos motivacionais materiais e simplistas. Criava condições propícias para a alienação do trabalhador.

Escola: Gestão administrativa; Contribuições: A administração pode ser vista como uma profissão capaz de ser treinada e desenvolvida. Marca a forma de compreender a administração como processo, composto por funções-chave. Críticas: Prevalece a concepção da organização como um sistema fechado, não dando a devida importância aos fatores externos. Os pressupostos motivacionais ainda são de natureza material e simplista.

Escola: Teoria da burocracia; Contribuições: O predomínio da lógica científica. Consolidação de metodologias de análise racionais. Caráter democrático, mediante redução dos favoritismos e clientelismos. Concepção de uma forma racional e eficiente de organização sob as condições de existência de atividades rotineiras; Críticas: Prevalece a concepção da organização como um sistema fechado. A possível rigidez pela formalização e abuso de poder tecnocrático.

Capítulo 3

4)Defina ambiente organizacional e suas subdivisões (interno, externo, contextual e operacional). Identifica os principais elementos que constituem cada um deles.

Resposta:
O ambiente organizacional é definido como integração das forças, tendências e instituições, externas e internas à organização, que têm grandes possibilidades diminuir e aumentar o desempenho da organização. A subdivisão do ambiente organizacional, ambiente interno, é constituído pelos elementos internos da organização, os principais elementos são trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. A subdivisão, ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e atuam, sendo formado pelos elementos que existem fora da organização. O ambiente externo pode ser dividido em ambiente contextual e ambiente operacional. O ambiente contextual engloba todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, os principais elementos são fatores demográficos, socioculturais, econômicos, político-legais e tecnológicos. O ambiente operacional é a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização, os principais elementos são clientes, grupos de interesse especiais, fornecedores, meios de comunicação social, concorrentes, instituições financeiras.



5)Por que é importante uma organização conhecer seu ambiente?

Resposta:
O ambiente é uma das principais formas de  influenciar o sucesso o das organizações. São os administradores que devem conhecerem o ambiente organizacional para aproveitarem as melhores oportunidades e evitar ameaças para suas organizações. São vários os fatores que podem influenciar a organização, algumas são o crescimento ou o declínio da taxa de juros, as mudanças nos estilos de vida dos consumidores, o papel do Estado na vida econômica, por isso é importante que seja feita uma analise ambiental.



6)O que são stakeholders? Como uma organização deve administrar sua relação com eles?

Resposta:
Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização. Para ter uma boa relação com os stakeholders deve ser feito uma análise iniciando com a identificação dos stakeholders da organização. Em seguida determinar a importância e o impacto de cada stakeholder para a organização e determinar quais deles são críticos. Depois de conhecer todos eles é necessário desenvolver uma abordagem diferenciada para cada um dos stakeholders de acordo com sua relevância e características específicas.



Capítulo 4

7)Identifique e descreva as etapas do processo de tomada de decisão.

Resposta:
Identificação da situação é a etapa em que se analisa a situação quando há uma disparidade entre o estado atual e o estado desejado para a organização, identificando oportunidades que possa superar as metas estabelecidas. Diagnóstico da situação é a etapa do processo decisório que consiste na identificação dos objetivos que se pretende alcançar com a decisão e na análise das causas que estão na origem da situação. Desenvolvimento de alternativas consiste na criação de rotas alternativas de ação que permitam responder às necessidades da situação e resolver as causas subjacentes. Avaliação das alternativas é a etapa que consiste na avaliação e comparação dessas alternativas, com objetivo de escolher a melhor seleção, esse processo começa com a identificação dos principais impactos de cada alternativa na organização. Seleção e Implementação é a etapa em que o administrador deve escolher aquele que melhor se adapte aos objetivos e valores da organização e que permita resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que estiver na origem da decisão. Monitoração e Feedback é a etapa final em que o administrador deve monitorar a implementação da decisão e avaliar se estão alcançando os objetivos estabelecidas, a monitoração consiste no feedback sobre a decisão, o que possibilitaá avaliar se uma nova decisão ou alguma correção serão necessárias.



8)Quais são as armadilhas psicológicas mais comuns na tomada de decisão?

Resposta:
As armadilhas psicológicas mais comuns são ancoragem, perpetuação dos status quo, custo irrecuperável, evidência confirmadora, formulação do problema, excesso de confiança, lembrança e prudência.



Capítulo 5

9)Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação?

Resposta:
O processo se inicia com o diagnóstico da situação atual da organização, depois é  é preciso fazer uma análise ambiental e uma análise do ambiente interno e externo da organização para a criação de novas metas, formulando estratégias. Definido o curso estratégico, segues-se a etapa de implementação estratégica e, por fim, o controle dos resultados. O processo é ciclico, com as informações do controle estratégico pode iniciar  novos processos de planejamento estratégico. Ambos são importantes, não adianta ter formulado uma ótima estratégia, se não for implementado como foi planejado, não vai sair da forma desejada, assim como uma estratégia que tem uma boa implementação mais foi mal formulado, vai sair do jeito que foi planejado mas não vai alcançar os resultados desejados.


10)Quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar? Dê exemplos.

Resposta:
Liderança em custos é uma estratégia que consiste em colocar a empresa como a  mais eficiente entre as concorrentes, assim oferecendo preços mais baixos a seus clientes, um exemplo é a rede de fast food Habib's. A estratégia de diferenciação consiste na oferta, para todo o mercado, de produtos e serviços considerados únicos e diferenciados por seus clientes, um exemplo é a Natura. Ao seguir uma estratégia de foco ou nicho de mercado, a organização esta preocupada em se manter segmento específico do mercado, um exemplo é a Ferrari.


Capítulo 6

11)Identifique os elementos do processo de organização.

Resposta:
Dividir o trabalho é fundamental para existência das organizações, pois possibilita que haja uma maior eficiência, com a colaboração dos membros. Integrar vem a partir da divisão de trabalho e refere-se a formação de grupos das tarefas, atividades e recursos organizacionais em unidades para que se tenha uma melhor coordenação. Coordenar significa usar meios que buscam a colaboração entre os vários grupos, a fim de alcançar os objetivos gerais da organização.


12)Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

Resposta:
Departamentalização Funcional: a vantagem é que assegura economias de escala e o uso mais eficiente de recursos, a desvantagem é que uma estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada. Departamentalização por produto: a vantagem é a de possibilitar a inovação e a melhoria contínua dos produtos e seus processos de produção, bem como facilita uma aproximação às necessidades dos clientes, a desvantagem é a de trazer elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental. Departamentalização por cliente: a vantagem é a de de contar com administradores e funcionários que conhecem bem as expectativas e as demandas dos clientes, podendo atendê-los de forma personalizada, porem há a desvantagem de poder gerar redundância de funções, e assim, uma maior ineficiência. Departamentalização geográfica ou teritórial: a vantagem é a de possibilitar a avaliação de desempenho para cada área geográfica, mas também tem a desvantagem de poder gerar ineficiência por causa da repetição natural de funções em cada departamento geográfico. Departamentalização por processo: a vantagem é a de poder obter vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia e a desvantagem é a de existir isolamento dos outros departamentos, podendo ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.





Capítulo 7

13)Qual é a relação entre personalidade, percepção, aprendizagem e comportamento? Qual a importância desses elementos para a compreensão do comportamento organizacional?

Resposta:
Para que a organização tenha uma maior produtividade, o administrador deve entender a base do comportamento individual dos trabalhadores, ou seja,  conhecer as atitudes, a personalidade, que são as características psicológicas que definem um indivíduo e o diferenciam dos outros, também deve conhecer a percepção, que é a forma que alguém interpreta o ambiente, e a aprendizagem, que é a forma como as pessoas aprendem. Conhecer a personalidade ajuda a entender as ações comportamentais do individuo e a prever futuras ações, conhecendo a percepção o administrador vai conseguir interpretar de forma mais clara o que as pessoas estão entendendo, a aprendizagem tem importância por que o comportamento muda de acordo com que se aprende por experiência.


14)Defina motivação e identifique as teorias de acordo com a perspectiva (de conteúdo, processo ou de reforço). Quais as principais críticas a cada uma das perspectivas?

Resposta:
A motivação é a predisposição individual para fazer esforços para alcançar objetivos organizacionais, condicionada pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidade individual. Teorias de uma perspectivas de conteúdo são: teoria da hierarquia das necessidades, teoria ERC, teoria dos dois fatores e teoria das três necessidades. Teorias de uma perspectiva de processo são: teoria da expectativa, teoria da equidade, teoria do estabelecimento de objetivos. Teorias de uma perspectiva de reforço, só há esta mesmo. Uma crítica as teorias perspectiva de conteúdo é a que podem levar o administrador a pensar que só precisa conhecer as necessidades das para escolher o tipo e as condições de trabalho que mais o motivarão. A principal crítica as teorias de acordo com a perspectiva processo é que por serem teorias complexas ocorre uma dificuldade de implementá-las na prática. A teoria do reforço é principalmente criticada por ser explicitamente de caráter instrumental, modificando o comportamento individual pelas tentativas de reforço.


15)Identifique as teorias contemporâneas de liderança e a ideia central de cada uma.

Resposta:
A Perspectiva de liderança baseada nos traços esta interessada na identificação de traços individuais dos líderes que os diferenciam das outras pessoas. A Perspectiva comportamental da liderança tem interesse não no que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Na Perspectiva contingencial da liderança a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação.


Capítulo 8

16)Defina a função administrativa controle. Qual é a sua relação com a função do planejamento?

Resposta:
O controle é o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente dos objetivos da organização, monitorando as atividades, de forma a garantir que sejam realizadas conforme planejado e tomando medidas corretivas sempre que houverem divergências do que foi planejado. O planejamento define objetivos que permitem comparar o desempenho real com o desejado, enquanto o controle avalia o alcance dos objetivos e fornece informações que servirão de base a novos processos de planejamento.


17)Quais as principais diferenças e implicações para a organização e funcionários, da estratégia de controle por imposição versus estratégia de controle por motivação interna?

Resposta:
No controle por imposição externa os objetivos e parâmetros de desempenho são impostos externamente e são difíceis de serem alcançados para que os funcionários não se acomodem, enquanto que no controle por motivação interna esses objetivos e parâmetros são definidos de forma participativa e são utilizados para identificar e resolver problemas, não para punir ou responsabilizar. Recompensas são direta e abertamente relacionadas ao desempenho individual, no controle por imposição externa, diferente do controle por motivação interna que as recompensas são relacionadas ao desempenho geral. 


18)Quais são as técnicas de controle comportamental comumente utilizadas nas organizações?

Resposta:
As principais técnicas de controle comportamental são o recrutamento e seleção, a orientação, o desenho de cargos, a avaliação do desempenho, o treinamento, o estabelecimento de objetivos, a formalização, os incentivos e bônus, a disciplina, a supervisão direta e a cultura organizacional.

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